A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na última quarta-feira (6/8), uma grande apreensão de aproximadamente 40 kg de ouro maciço em Altamira, Pará. A carga era transportada em uma caminhonete que levava dois adultos, um adolescente e uma criança.
Os adultos foram conduzidos à Polícia Federal, enquanto os menores ficaram sob responsabilidade das autoridades competentes. Essa apreensão representa a segunda maior já registrada nas rodovias federais brasileiras.
Em um intervalo de 48 horas, a PRF retirou mais de 140 kg de ouro ilegal de circulação entre os estados do Pará e Roraima. Na BR-401, em Boa Vista (RR), na segunda-feira (4/8), uma equipe da PRF apreendeu 103 kg do mineral, sendo esse o maior volume já confiscado pela corporação no país, e o condutor da caminhonete foi preso e entregue à Polícia Federal.
As regiões onde ocorreram essas operações fazem parte da Amazônia Legal e enfrentam severos impactos provocados pelo garimpo ilegal, principalmente em áreas indígenas, contribuindo significativamente para a destruição ambiental dessas localidades.