20.5 C
Brasília
sábado, 03/01/2026

Previsão do tempo para o primeiro fim de semana de 2026

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.6 °
20.4 °
88 %
3.6kmh
75 %
sáb
25 °
dom
23 °
seg
22 °
ter
18 °
qua
22 °

Em Brasília

O primeiro fim de semana de 2026 será caracterizado por chuvas em grande parte do Brasil. O ano iniciou sob a influência de um padrão atmosférico que favorece a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esse fenômeno provoca o deslocamento de ventos em baixos níveis, trazendo umidade da Amazônia para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Em função desse cenário, são esperadas tempestades localizadas com chuvas intensas em curtos períodos, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo em partes do Sudeste e Centro-Oeste.

Frequência das chuvas

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um sistema meteorológico que aumenta a quantidade e frequência das chuvas em várias regiões do país. Sua ocorrência é mais comum no final da primavera e durante o verão, afetando principalmente áreas do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste.

Para o sábado, 3 de janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de chuvas fortes para o Acre, Tocantins, grande parte do Amazonas, centro-sul do Maranhão e Pará, com previsão de precipitação entre 20 e 30 mm e ventos entre 40 e 60 km/h nessas áreas.

Alertas meteorológicos

  • Centro-Oeste, Sul e Sudeste: alerta amarelo para tempestades, com precipitação de até 50 mm e ventos entre 40 e 60 km/h.
  • Centro-norte de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal: alerta laranja para tempestades, podendo ocorrer chuvas de até 100 mm por dia e ventos entre 60 e 100 km/h.

Devido à ZCAS, o Inmet destaca que as chuvas previstas para sábado devem persistir até pelo menos sexta-feira, 9 de janeiro, com volumes que podem ultrapassar 250 mm durante esse período.

O Nordeste será a única região com menores volumes de chuva nos próximos dias. Em 3 de janeiro, uma faixa estreita no norte do Piauí, centro do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte e Paraíba estará sob alerta amarelo por baixa umidade, com expectativa de umidade relativa do ar entre 20% e 30%.

Veja Também