Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, afirmou que é momento de mudar a escala de trabalho 6×1, mas ressaltou que essa decisão depende do Congresso Nacional. A entrevista foi concedida ao programa “Bom Dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Ele defende a redução da jornada para 40 horas semanais, ao invés das atuais 44 horas, e o fim da escala de trabalho 6×1.
Marinho destacou que a população precisa se mobilizar e pressionar os parlamentares para que essa mudança aconteça. Segundo ele, sem pressão e com a atual composição do Legislativo, é pouco provável que essa pauta avance.
“Se houver uma mobilização forte, com muita gente nas ruas, o Congresso pode atender essa demanda dos trabalhadores”, afirmou. “Se a mobilização diminuir, acredito que o Congresso não vai atender essa solicitação”, completou.
Para ele, a solução pode vir por meio de acordos coletivos que mantenham a atividade econômica, mas isso dependeria inicialmente da autorização do Congresso para acabar com a escala 6×1.
Informações: Estadão Conteúdo