A Sabesp informou que a diminuição da pressão da água durante a noite na Região Metropolitana de São Paulo economizou 4,9 bilhões de litros de água entre os dias 8 e 14 de outubro. Essa quantidade de água é suficiente para abastecer o consumo mensal de 860 mil pessoas ou o que a cidade de Santos consome em dois meses.
Desde a implantação dessa medida, em 27 de agosto, já foram economizados mais de 22 bilhões de litros de água, volume capaz de suprir as necessidades por 30 dias das cidades de São Bernardo, Santo André, Mauá e Diadema, localizadas no ABC Paulista.
A redução da pressão foi determinada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e é aplicada no período noturno, quando o consumo de água pela população é menor.
O principal objetivo desta ação é proteger as reservas de água que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, que enfrenta a pior seca dos últimos dez anos.
Entre os dias 27 de agosto e 21 de setembro, a redução da pressão acontecia das 21h às 5h, totalizando 8 horas. A partir de 22 de setembro, esse período foi ampliado para começar às 19h, mantendo o encerramento às 5h.
A Sabesp ressaltou que os imóveis com caixas d’água dimensionadas conforme o padrão de consumo, conforme previsto no Decreto Estadual 12.342/78, não devem sentir diferença na pressão da água durante a noite.
A empresa aproveita para destacar a importância do uso consciente da água por parte de toda população.
Estadão Conteúdo