Uma nova recomendação médica no Brasil mudou a forma de avaliar a pressão arterial. Agora, medir 12 por 8 não é mais considerado normal, mas sim um sinal de pré-hipertensão. Essa atualização foi feita pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Essa mudança na classificação tem como objetivo identificar pessoas que podem ter riscos de desenvolver hipertensão e estimular cuidados mais intensos, porém sem o uso imediato de remédios, para evitar que a pressão alta se desenvolva.
Com essa nova regra, para que a pressão seja considerada normal, ela precisa ser menor do que 12 por 8. Pressões iguais ou maiores que 14 por 9 ainda são consideradas hipertensão, que pode variar em gravidade de acordo com a medição feita pelo profissional de saúde.
Nas redes sociais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia destacou a importância dessa atualização para ajudar cardiologistas em todo o país a oferecerem um atendimento moderno e baseado em evidências recentes.
Fonte: Agência Brasil