Um importante fornecedor de armas e munições para membros do Comando Vermelho (CV), liderado pelo traficante Clemilson dos Santos Farias, 47 anos, conhecido como Tio Patinhas, foi capturado na manhã desta terça-feira (16/9), em Florianópolis, Santa Catarina.
A ação foi realizada por agentes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Deic) da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC). As investigações indicaram que as armas seriam entregues às comunidades do Jardim Catarina e do Complexo da Penha, no Rio de Janeiro.
Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão contra membros de uma quadrilha catarinense envolvida com tráfico de drogas e o fornecimento de armas e munições ao CV.
Nesta etapa da operação, dois suspeitos foram presos, incluindo um homem de 32 anos, natural do Rio de Janeiro, considerado uma das lideranças da facção em Santa Catarina, com ligação direta com o Comando Vermelho.
Detalhes da investigação
As investigações começaram após a prisão dos líderes da facção na Operação Tio Patinhas. Na ocasião, mais de 30 pessoas foram detidas, e as autoridades apreenderam mais de 750 kg de drogas, entre elas cocaína proveniente de Santo Amaro da Imperatriz (SC). Também foram confiscadas centenas de munições de fuzil destinadas ao CV no Rio de Janeiro.
Prisões e sanções
A organização criminosa é investigada por envolvimento em crimes como tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Bens foram sequestrados, e contas bancárias e ativos financeiros, totalizando até R$ 280 milhões, foram bloqueados para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao esquema.
As buscas continuam para localizar um homem de nacionalidade uruguaia, suspeito de integrar a organização e atuar no fornecimento de armamentos e munições.