20.5 C
Brasília
domingo, 07/12/2025

Presidente Trump cria equipes para investigar cadeia alimentar

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
18.9 °
84 %
2.6kmh
75 %
seg
24 °
ter
23 °
qua
23 °
qui
26 °
sex
19 °

Em Brasília

O presidente Donald Trump anunciou neste sábado (6/12) uma ordem executiva direcionando o Departamento de Justiça e a Comissão Federal de Comércio a realizarem uma investigação completa em toda a cadeia de suprimento alimentar dos Estados Unidos. Essa medida visa identificar possíveis práticas que prejudiquem a concorrência e manipulação de preços, especialmente por empresas sob controle de organizações estrangeiras.

A ordem estabelece a formação de equipes especiais dentro dessas duas entidades para examinar setores como o processamento de carnes, sementes, fertilizantes e equipamentos agrícolas. Conforme o documento oficial da Casa Branca, o objetivo é analisar se grandes corporações estão aumentando artificialmente o preço dos alimentos e se o controle estrangeiro em partes da cadeia representa riscos para a segurança nacional ou economia.

Minha administração tomará as medidas necessárias para apurar se condutas anticompetitivas, principalmente por companhias controladas por estrangeiros, estão elevando o custo de vida dos americanos e para enfrentar qualquer ameaça relacionada à segurança nacional nas cadeias alimentares, diz a ordem.

As equipes deverão atualizar o Congresso, dentro dos limites legais, reportando os avanços sobre as ações em até seis meses após a publicação da ordem, sem divulgar informações confidenciais ou detalhes de investigações em curso.

No mês anterior, o presidente ordenou uma análise sobre a conduta das maiores empresas que atuam no processamento de carne no país. Segundo Trump, frigoríficos estariam combinando preços e manipulando o mercado, elevando indevidamente o custo da carne bovina para os consumidores.

Veja Também