O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, sugeriu a implementação de um sistema dentro do Brics que possa responder a sanções unilaterais, como as impostas pelo presidente Donald Trump contra diversos países. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (8/9), durante uma reunião virtual das lideranças do bloco.
“O Brics tem potencial para criar um mecanismo coletivo que apoie seus membros frente a sanções unilaterais ilegítimas, permitindo o desenvolvimento econômico sem sofrer pressões políticas injustas”, declarou Pezeshkian, conforme comunicado oficial da presidência iraniana.
A reunião virtual do Brics foi organizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para debater, entre outros temas, as disputas comerciais envolvendo os EUA.
No evento, o líder brasileiro destacou que várias nações têm sido alvo de práticas comerciais injustas e ilegais, sem mencionar diretamente as tarifas impostas por Donald Trump aos países do bloco. Atualmente, Brasil e Índia enfrentam tarifas da ordem de 50%. No caso brasileiro, a retaliação econômica foi justificada pela relação com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentar um golpe de Estado em 2022. Já a taxa aplicada contra produtos indianos é uma resposta à compra de petróleo da Rússia.
