Isaac Herzog, presidente de Israel, fará uma viagem ao Vaticano, em Roma, na próxima quinta-feira (4/9), para um encontro com o papa Leão XIV. O líder religioso tem solicitado recentemente o término do conflito em Gaza.
Este será o segundo encontro entre o papa e Herzog, que já esteve no Vaticano para a missa que marcou o início do pontificado de Leão XIV, em 18 de maio deste ano.
O governo israelense enfrenta críticas internacionais por suas operações militares e pela restrição ao fornecimento de ajuda à população palestina.
Além da reunião com Herzog, o papa ainda terá encontro com o presidente polonês Karol Nawrocki, que assumiu o cargo no começo de agosto deste ano.
Apelo por paz
No mês passado, o papa solicitou o encerramento da violência, chamando a guerra de “barbárie”, e defendeu uma resolução pacífica para o conflito no Oriente Médio.
Na mesma época, ele mencionou que a situação da fome em Gaza é crítica e clamou por um cessar-fogo, destacando que a escassez de alimentos tem causado a morte de crianças.
O Vaticano ressaltou que Israel tem mantido o fornecimento de alimentos na área em níveis muito abaixo do necessário para evitar a desnutrição.