29.5 C
Brasília
terça-feira, 28/10/2025

Presidente de Camarões Paul Biya é reeleito aos 92 anos

Brasília
nuvens dispersas
29.5 ° C
31.1 °
29.2 °
33 %
4.1kmh
40 %
ter
33 °
qua
34 °
qui
33 °
sex
30 °
sáb
29 °

Em Brasília

No poder por mais de 40 anos, Paul Biya, presidente de Camarões com 92 anos, foi declarado vencedor das eleições presidenciais realizadas em 12 de outubro, conforme resultados oficiais divulgados pelo Conselho Constitucional do país em 27 de outubro. Com isso, Biya poderá continuar governando por mais sete anos, estendendo seu mandato até os 99 anos. Esta é a oitava vez que ele é eleito presidente de Camarões.

Segundo o presidente do Conselho Constitucional, Clément Atangana, Biya recebeu 53,66% dos votos. O anúncio oficial foi feito no Palácio de Congressos de Yaoundé, capital do país.

O anúncio da vitória ocorreu um dia após protestos em Duala, a capital econômica, onde quatro pessoas morreram e vários membros das forças de segurança ficaram feridos. Os manifestantes, apoiadores da oposição, exigiam transparência nos resultados das eleições.

Os opositores afirmam que o ex-ministro e candidato Issa Tchiroma Bakary, que reivindicou a vitória e obteve oficialmente 35,19% dos votos, foi prejudicado por fraudes eleitorais. Durante o dia, grupos favoráveis à oposição bloquearam ruas e atearam fogo em pneus, enquanto a polícia usou gás lacrimogêneo e jatos d’água para dispersar os protestos.

O governador da região de Litoral, Samuel Ivaha Diboua, atribuiu os conflitos a jovens influenciados por drogas e movidos a intenções criminosas, responsabilizando-os por atenderem ao chamado do candidato opositor Bakary.

Nos últimos dias, protestos ocorreram em várias cidades após a divulgação parcial dos resultados nas mídias locais que indicavam a reeleição de Biya. Bakary alertou que se o Conselho Constitucional validar resultados falsificados, será conivente com a perda dos direitos do povo camaronês, que não aceitará manipulações eleitorais.

Além do atual presidente, que pôde concorrer após uma reforma constitucional de 2008 que eliminou o limite de mandatos, outros 11 candidatos participaram da disputa. Entretanto, o principal opositor, Maurice Kamto, teve sua candidatura rejeitada pela comissão eleitoral.

Os críticos esperavam alternância no governo após décadas de dificuldades econômicas e conflitos internos, especialmente devido à guerra entre grupos separatistas e o governo que afeta as regiões anglófonas desde 2016.

Durante a campanha, a própria filha do presidente, a rapper Brenda Biya, de 27 anos, usou redes sociais para pedir a saída do pai do poder, citando sofrimento causado por seu governo.

Camarões possui a economia mais diversificada da África Central, com recursos naturais e agrícolas abundantes. Porém, cerca de 40% da população vive na pobreza, e o desemprego atinge 35% nas maiores cidades.

Paul Biya está à frente do país desde 1982, quando assumiu após o exílio do ex-presidente Ahmadou Ahidjo. Desde então, governa de maneira autoritária, sendo o segundo líder mundial com mais tempo no poder, atrás apenas do ditador de Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

Veja Também