17.6 C
Brasília
segunda-feira, 18/08/2025

Presidente da Petrobras propõe volta do subsídio no gás de cozinha para casa

Brasília
céu pouco nublado
17.6 ° C
18.4 °
17.6 °
61 %
1.7kmh
21 %
ter
28 °
qua
30 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
23 °

Em Brasília

NICOLA PAMPLONA
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, pediu que o país volte a discutir uma política de preço mais baixo para o gás de cozinha usado em residências, especialmente nos botijões de 13 kg.

Essa forma de cobrar preços diferentes para uso doméstico e industrial foi acabada em 2020, pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, depois de existir por 15 anos desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Magda comentou em entrevista que no passado havia preços diferentes para indústria e uso doméstico, mas que isso foi considerado ruim. Porém, atualmente o mercado está começando a ficar desorganizado e, se a situação piorar, será necessário pensar novamente em preços diferenciados.

Magda e o governo têm criticado as margens de lucro na distribuição e venda do gás de cozinha. O presidente Lula está preparando um plano para distribuir botijões de graça para famílias de baixa renda.

Antes, essa política de preços diferenciados foi criticada porque ajudava também quem não precisava, já que botijões subsidiados vendidos para comércio e indústria também chegavam a consumidores com mais dinheiro.

O setor argumentava que ajustar os preços iria ajudar em investimentos para importação do gás, mas isso não aconteceu. Atualmente, a Petrobras é responsável pela quase totalidade das importações, que correspondem a 23% do consumo do país.

Empresas do setor dizem que a Petrobras já pratica preços diferentes por meio de vendas em leilões onde o gás pode ser vendido por preços muito mais altos do que nas refinarias.

Num leilão em julho, a Petrobras vendeu 13% do volume necessário para o mercado nacional com preços até 136% maiores do que o preço base das refinarias.

A Petrobras disse que esses leilões fazem parte dos contratos com distribuidoras e que atendem ao aumento da demanda para comércio e indústria.

O mercado questiona esses leilões por elevarem o preço médio do gás comprado nas refinarias. Dados da ANP mostram que o preço médio subiu 6% de novembro a julho, mesmo sem aumentos oficiais nas refinarias.

Recentemente, a Petrobras anunciou que estuda voltar a vender diretamente gás de cozinha, serviço que tinha parado em 2020 com a venda da Liquigás. Magda disse que a intenção é reduzir as margens de lucro elevadas do setor.

“A margem é enorme, às vezes maior que a do pré-sal”, afirmou. “Gostamos de margem alta e, se houver oportunidade de ganhar dinheiro com margens muito altas, vamos querer aproveitar.”

Veja Também