MARIANA BRASIL
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (25) o líder da Nigéria, Bola Tinubu. Ambos manifestaram o desejo de fortalecer o comércio livre em meio ao crescimento do protecionismo mundial.
“Neste momento de aumento do protecionismo e unilateralismo, Nigéria e Brasil renovam sua aposta no comércio livre e na integração produtiva. Estamos comprometidos com a construção de um mundo pacífico e livre de imposições dominantes”, afirmou Lula.
Lula expressou interesse em ampliar a cooperação com a África e foi solicitado por Tinubu a estabelecer uma parceria entre a Nigéria e a Petrobras.
“Queremos um parceiro ativo, com potencial e grandes oportunidades. Não compreendo por que a Petrobras ainda não é parceira da Nigéria rapidamente”, declarou Tinubu.
Sem mencionar nomes, Lula disse querer fortalecer os laços com o país e ressaltou que governos brasileiros anteriores se distanciaram da África.
“Presidente Tinubu, sua visita ao Brasil representa o retorno brasileiro ao continente africano, não como uma nação dominante, mas como um país solidário, fraterno e igualitário, visando o desenvolvimento das populações africana e brasileira”, declarou Lula.
Lula também convidou o líder nigeriano a participar do TFFF (Fundo Tropical das Florestas), iniciativa brasileira para proteger florestas, que será lançada oficialmente na COP30, em novembro, em Belém.
“Espero contar com a participação significativa da Nigéria na conferência. Os instrumentos internacionais atuais não recompensam eficazmente a proteção das florestas, da biodiversidade e das comunidades que dependem delas”, afirmou.
Bola Tinubu, 71 anos, tomou posse na Nigéria em 2023, enfrentando desafios como o preço do combustível e o alinhamento do crescimento populacional com o desenvolvimento local.
A Nigéria tornou-se parceira do Brics em janeiro deste ano e é atualmente o país mais populoso da África e o sexto no mundo.
Recepções a chefes de Estado no Brasil são realizadas por Lula no Palácio do Planalto, incluindo assinaturas de acordos bilaterais, declarações à imprensa e almoços no Palácio do Itamaraty.
Na semana anterior, o presidente recebeu o chefe do Equador, Daniel Noboa. Nos próximos dias, além de Tinubu, Lula também receberá o presidente do Panamá, José Raul Molino, na quinta-feira (28).