Mike Johnson, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, acredita ter o número de votos necessário para aprovar o projeto de lei que permitirá a reabertura do governo federal.
Ele afirmou que a votação no Senado neste domingo (9) foi um passo importante para acabar com a paralisação do governo.
Mike Johnson também disse que vai convocar os deputados para que retornem a Washington assim que o Senado terminar a votação. Ele quer que a Câmara avalie o projeto o mais rápido possível para reabrir o governo.
O governo federal está parcialmente parado desde 1º de outubro devido a um impasse orçamentário entre os partidos republicano e democrata.
Um grupo de democratas do Senado se uniu aos republicanos para tentar acabar com a paralisação, que se tornou a mais longa da história dos Estados Unidos.
No domingo, o projeto conseguiu avançar no Senado com 60 votos a favor e 40 contra, incluindo o apoio de oito democratas.
O texto do projeto prevê a retomada de programas federais, como o auxílio alimentar SNAP, além de garantir o pagamento retroativo aos funcionários públicos afastados, mas não oferece solução imediata para os subsídios de saúde, o que fez o líder democrata Chuck Schumer votar contra.
Espera-se que o Senado conclua a aprovação do projeto nesta segunda-feira e o envie para a Câmara, antes de seguir para a sanção do presidente dos EUA, Donald Trump.
