Um desenvolvimento saudável das relações China-UE exige que a União Europeia defenda firmemente sua independência estratégica, disse o presidente chinês Xi Jinping hoje (31), durante uma reunião com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez em Pequim.
“Para um desenvolvimento saudável das relações China-UE, é necessário que a UE afirme firmemente sua independência estratégica”, disse o líder chinês.
De acordo com Xi, a China e a UE aderem ao multilateralismo, aos objetivos e princípios da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e defendem a resolução pacífica de disputas internacionais.
Ele ainda disse que os dois lados deveriam ser parceiros no caminho da modernização e bons amigos na solução conjunta de problemas globais.
Xi Jinping também disse que a China está pronta para se engajar em um diálogo e cooperação abrangente com a UE, num espírito de independência, respeito mútuo e benefício mútuo, e espera que a Espanha desempenhe um papel ativo na promoção do diálogo e cooperação China-UE.
Recentemente, o embaixador da China na União Europeia Fu Cong disse que a Europa deve rejeitar as exigências de Washington de conter as relações econômicas com Pequim, alertando que qualquer país que rasgue os laços comerciais com a China o fará por sua conta e risco.
Os Estados Unidos e seus aliados acusam a China de prejudicar o sistema de comércio global através do uso de subsídios industriais maciços, restrições ao investimento interno e violações da proteção de propriedade intelectual.
A ratificação de um acordo de investimentos UE-China estagnou em 2021, depois que Pequim impôs sanções aos membros do Parlamento Europeu. O embaixador disse esperar que a liderança da UE “reúna coragem suficiente e também força política” para efetuar a aprovação final do acordo.