Um ato de vandalismo na cidade causou indignação em Luiz Furlani, prefeito de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, que usou as redes sociais para denunciar o ocorrido no último sábado (26/7). No vídeo publicado, o prefeito aparece muito contrariado ao mostrar uma das palmeiras na entrada da cidade com a base cortada.
Durante a gravação, Furlani chama os responsáveis de “inimigos da cidade”. Contudo, na mesma noite, a verdadeira causa do dano foi descoberta: eram capivaras que estavam causando o estrago.
“Vagabundo, ordinário, sem vergonha”, disse o prefeito no primeiro vídeo, publicado pela manhã, dirigindo-se ao autor do vandalismo. Ele garantiu que as autoridades investigarão o caso até chegar aos culpados.
Mais tarde, Furlani publicou outro vídeo relatando que um membro da equipe flagrou novamente as capivaras danificando a palmeira. Ele mostra as imagens dos animais se alimentando das plantas do canteiro. Em tom de humor, comentou: “Preciso rir! Barra Mansa e suas surpresas. Foi uma grande frustração, mas também uma bênção.”
Em uma terceira publicação na terça-feira (29/7), o prefeito exibiu o replantio do canteiro com nova vegetação e anunciou que será realizada uma votação para decidir se um monumento em homenagem às capivaras será instalado no local.