28.5 C
Brasília
domingo, 24/08/2025

Prefeito de Luziânia realiza cirurgia após diagnóstico grave

Brasília
céu limpo
28.5 ° C
28.5 °
28.4 °
20 %
4.6kmh
0 %
dom
29 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
30 °
qui
30 °

Em Brasília

Goiânia – O prefeito de Luziânia, importante cidade do Entorno do Distrito Federal, Diego Sorgatto (UB), foi submetido a uma cirurgia de emergência na última sexta-feira (22/8), em decorrência do diagnóstico de trombose nas veias hepática e mesentéricas, uma condição séria e pouco comum para alguém do seu perfil.

A equipe de comunicação do prefeito tem mantido as redes sociais atualizadas acerca do estado de saúde do chefe do Executivo local, anunciando que, no sábado (23/8), ele recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A previsão é de que ele deixe o hospital na segunda-feira (25/8).

Diagnóstico e cirurgia

Poucas horas antes do diagnóstico, Diego relatou à sua esposa, Helena Coelho Sorgatto, médica endocrinologista, que vinha sentindo dores abdominais. “Tenho sentido dor na barriga há alguns dias, sem saber o motivo”, contou. Helena sugeriu que ele fizesse uma tomografia o mais rápido possível. Apesar de inicialmente adiar o exame por estar finalizando uma reunião, ele confirmou a necessidade após o almoço. A cirurgia ocorreu no início da noite de sexta-feira.

Helena explica que as dores abdominais começaram há cerca de 20 dias, com intensidade variável e sem localização definida, diferente do que se vê em casos comuns como apendicite. “Na quinta-feira, ele fez a tomografia que revelou a trombose extensa nas veias hepática e mesentéricas, relacionadas ao fígado e intestino”, relata.

Ela ressalta que a trombose encontrada é bastante ampla, impressionando os médicos pela raridade da condição em um homem jovem e saudável.

Após o diagnóstico, a orientação médica foi para que Diego passasse por uma trombectomia, um procedimento realizado com cateter para remover os coágulos da veia do fígado. Diferente de casos comuns tratados apenas com anticoagulantes, esse procedimento foi necessário devido à extensão da trombose.

Helena enfatiza que havia riscos associados à cirurgia, como sangramento, mas acredita na proteção divina durante o processo. Caso a cirurgia não ocorresse, ele poderia desenvolver problemas graves no esôfago e outras complicações sérias para alguém da sua idade.

Trajetória de Diego Sorgatto

Diego Sorgatto comemora 35 anos em 10 de agosto de 2025 e é natural de Luziânia, cidade onde iniciou sua carreira política em 2015, inicialmente filiado à Rede Sustentabilidade. Passou posteriormente por PSB, PSDB e, em 2020, ingressou no DEM, que hoje integra a União Brasil (UB).

Vindo de uma família tradicional local, Diego foi eleito vereador aos 18 anos, em 2008, e, no mandato seguinte, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Luziânia, além de ter comandado as secretarias municipais de Cultura e de Esporte e Lazer. Em 2013, foi administrador do distrito do Jardim Ingá, conhecido por sua complexidade social.

Em 2014, foi eleito deputado estadual com a maior votação da Assembleia Legislativa até então, 32.162 votos. Em 2021, assumiu a prefeitura de Luziânia, após vencer a eleição com 57,1% dos votos, e foi reeleito em 2024 por ampla margem, conquistando 75,3% dos votos, superando seu concorrente por 61,9 pontos percentuais.

Veja Também