Os preços do petróleo tiveram um leve aumento nesta segunda-feira (10) devido à possibilidade de o governo dos Estados Unidos encerrar a paralisação orçamentária.
O barril do tipo Brent, negociado em Londres para entrega em janeiro, subiu 0,39%, alcançando 64,06 dólares. Já o barril americano West Texas Intermediate (WTI), com vencimento em dezembro, apresentou alta de 0,68%, chegando a 60,13 dólares.
Investidores estão otimistas com a chance de que os legisladores dos EUA liberem fundos para o governo federal, que está parcialmente fechado desde 1º de outubro por conta do que é chamado de “shutdown”. Isso é visto como algo positivo para a demanda de petróleo.
No cenário internacional, Gregory Brew, do Eurasia Group, comentou que o aumento dos ataques ucranianos a instalações petrolíferas na Rússia pode pressionar os preços do petróleo para cima.
No mês passado, os Estados Unidos aplicaram sanções às duas maiores empresas russas de petróleo — Rosneft e Lukoil — devido à recusa da Rússia em encerrar o conflito na Ucrânia, além de incentivar outros países a deixarem de comprar energia russa.
No entanto, Bart Melek, da TD Securities, afirmou à AFP que o governo de Donald Trump não parece disposto a reduzir de forma significativa o fornecimento mundial de petróleo, destacando que a Hungria recebeu uma isenção para continuar importando petróleo russo, apesar das sanções.
Além disso, os investidores aguardam a divulgação de importantes relatórios nesta semana, como o mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+) e o relatório de perspectiva global de oferta e demanda da Agência Internacional de Energia (AIE).
© Agence France-Presse

