O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou nesta segunda-feira (7) que a redução no valor do barril do petróleo Brent abre uma verdadeira possibilidade de diminuição nos preços dos combustíveis no Brasil. Silveira marcou presença na reunião da cúpula dos chefes de estado e governo do Brics, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
Questionado sobre a potencial venda do Polo Bahia, assunto citado na semana anterior por Magda Chambriard, presidente da Petrobras, o ministro explicou que essa opção ainda está em análise e, para proceder, precisaria ser avaliada pelo Conselho de Administração da Petrobras e posteriormente pelo governo.
Durante a coletiva concedida no MAM, Silveira mencionou que o grupo Brics debate atualmente o financiamento da transição energética por meio do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do Brics.
Quanto à comercialização de combustíveis no país, o ministro enfatizou as ações governamentais contra a adulteração dos combustíveis e as práticas ilegais de monopólio no mercado.
Em entrevista anterior à Globonews, Silveira ressaltou a necessidade do governo manter controle rigoroso sobre o custo da energia e expressou confiança de que o presidente Lula exercerá um quarto mandato no Palácio do Planalto.