Os preços do petróleo aumentaram nesta terça-feira (20) devido a interrupções na produção no Cazaquistão e preocupações sobre uma possível guerra comercial entre os Estados Unidos e a Europa, no contexto das intenções de Donald Trump em adquirir a ilha dinamarquesa da Groenlândia.
O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em março subiu 1,53%, chegando a 64,92 dólares.
O barril de West Texas Intermediate (WTI) nos Estados Unidos para o mesmo período avançou 1,51%, alcançando 60,34 dólares.
Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, explicou à AFP que “o mercado está reagindo aos eventos no Cazaquistão, onde incêndios provocaram dificuldades na produção”.
A empresa Tengizchevroil paralisou temporariamente a produção em seus campos de Tengiz e Korolev após dois incêndios atingirem geradores elétricos. Esses locais produzem cerca de 890 mil barris por dia segundo dados dos primeiros nove meses de 2025.
As tensões entre Washington e Bruxelas cresceram no último fim de semana, quando Trump ameaçou aplicar novas tarifas a oito países europeus até que os Estados Unidos consigam anexar a Groenlândia.
O dólar enfraqueceu após essas declarações, o que, segundo Lipow, pode incentivar as pessoas a comprar petróleo.
© Agence France-Presse
