Os preços do petróleo subiram nesta sexta-feira (5), depois que as negociações em torno da guerra na Ucrânia ficaram paradas e por causa de uma onda de frio nos Estados Unidos que pode aumentar a demanda por combustível para aquecimento.
O barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro aumentou 0,77%, chegando a 63,75 dólares.
O barril West Texas Intermediate, para entrega em janeiro nos EUA, fechou em alta de 0,69% e passou de 60 dólares, atingindo 60,08 dólares.
Phil Flynn, do Price Futures Group, disse à AFP que, devido à situação entre Rússia e Ucrânia, parece difícil que um acordo de paz seja alcançado em breve.
Negociadores ucranianos irão se reunir nesta sexta-feira em Miami, Flórida, com representantes do governo dos Estados Unidos para discutir o plano americano para o fim da guerra com a Rússia.
Além disso, o aumento das tensões entre Estados Unidos e Venezuela pode influenciar os preços do petróleo, já que Caracas fornece cerca de 1,1 milhão de barris diários de petróleo bruto, principalmente para a China, segundo Jorge Leon, da Rystad Energy.
Por enquanto, o risco geopolítico continua impactando os preços, já que os conflitos podem afetar o fornecimento de petróleo.
Os operadores também esperam que a alta demanda por combustível para aquecimento nos Estados Unidos, causada pelas temperaturas muito baixas, impulsione os preços.
O Serviço Meteorológico Nacional americano (NWS) alerta para um fim de semana muito frio do norte ao nordeste do país, com várias frentes frias trazendo ar ártico.
Flynn acrescenta que esta onda de frio pode aumentar o risco de congelamento em áreas de produção, o que poderia afetar a oferta de petróleo.

