Os preços do petróleo aumentaram nesta terça-feira (11) devido à possibilidade de que o governo dos Estados Unidos volte a funcionar normalmente e à espera por dados oficiais que possam esclarecer a situação do mercado.
O valor do barril Brent, que é negociado em Londres para entrega em janeiro, subiu 1,72%, chegando a 65,16 dólares. Já o barril West Texas Intermediate (WTI), usado como referência nos EUA e com vencimento em dezembro, aumentou 1,51%, atingindo 61,04 dólares.
Tamas Varga, analista da PVM Energy, comentou que a provável retomada das atividades do governo americano está elevando o interesse por investimentos com maior risco.
Na segunda-feira, o Senado aprovou um projeto que estende o orçamento atual até o final de janeiro. A Câmara dos Representantes deve começar a discutir o projeto na quarta-feira, e a votação está prevista para a noite.
Se a proposta for aprovada, o presidente Donald Trump precisa apenas assinar para acabar com o ‘shutdown’ que já dura mais de 40 dias.
Tamas Varga ressaltou que uma paralisação prolongada do governo prejudicaria gravemente a economia dos Estados Unidos.
Além disso, os preços do petróleo estão sendo apoiados pela previsão de que a produção fora da Opep+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados) pode crescer menos do que o esperado, conforme destacou Carsten Fritsch, do Commerzbank.

