Os preços do petróleo subiram um pouco nesta segunda-feira (3), após a Opep+ anunciar um aumento final na produção antes de uma pausa no começo de 2026 para evitar excesso de oferta.
Opep+ comunicou que oito países vão aumentar a produção em 137 mil barris por dia em dezembro, em comparação com novembro, um movimento esperado pelos especialistas.
Porém, por causa da sazonalidade, esses países decidiram parar de aumentar a produção em janeiro, fevereiro e março de 2026.
Rob Haworth, da U.S. Bank Asset Management, explicou que essa pausa considera a queda na demanda mundial por petróleo durante o inverno do hemisfério norte.
Se a Opep+ aumentar demais a produção, há o risco de o preço do petróleo cair e os lucros diminuírem, especialmente se o preço ficar perto de 50 dólares por barril, disse Stewart Glickman, da CFRA Research.
O preço do barril de petróleo tipo Brent, referência em Londres para entrega em janeiro, subiu 0,19%, chegando a 64,89 dólares.
O barril tipo West Texas Intermediate (WTI), nos Estados Unidos, com vencimento em dezembro, subiu 0,11%, para 61,05 dólares.
No aspecto geopolítico, o mercado está atento às sanções dos Estados Unidos contra as grandes empresas russas do setor de hidrocarbonetos, Rosneft e Lukoil.
Segundo os analistas do JP Morgan Commodities Research, apesar do risco maior de interrupção no fornecimento, a queda nas exportações deve ser temporária.
