Os valores do petróleo diminuíram nesta terça-feira (4), após a última reunião da Opep+, devido ao temor de que o mercado tenha mais oferta do que demanda.
O barril do tipo Brent, vendido em Londres para entrega em janeiro, caiu 0,69%, ficando em 64,44 dólares. Já o barril West Texas Intermediate (WTI), para dezembro, teve queda de 0,80%, valendo 60,56 dólares.
Segundo John Kilduff, da Again Capital, o mercado voltou a focar na questão da oferta, depois da reunião do grupo Opep+ no domingo.
Oito países do grupo concordaram em aumentar a produção em 137 mil barris por dia, movimento esperado pelos especialistas.
Porém, por conta de motivos sazonais, os países optaram por não aumentar a produção nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2026.
John Kilduff explicou que essa decisão visa evitar uma queda forte nos preços, mas também indica que o mercado pode ter um excesso de petróleo disponível.
Nos Estados Unidos, a paralisação do governo continua, causando falta de dados econômicos oficiais desde 1º de outubro.
Essa situação afetou trabalhadores públicos e prejudicou a distribuição de auxílios sociais.
Os investidores estão incertos quanto à saúde da economia americana e preocupados se isso pode diminuir a demanda por petróleo, afirmou Kilduff.
Ele acrescentou que o único fator que ainda mantém o mercado equilibrado são os ataques da Ucrânia a instalações petrolíferas da Rússia, que podem gerar interrupções no fornecimento.
Fonte: AFP
