Os preços do petróleo caíram nesta quarta-feira (12), depois que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulgou seu relatório mensal, aumentando as preocupações sobre um possível excesso de oferta no mercado.
O barril do tipo Brent, que é negociado em Londres para entrega em janeiro, caiu 3,76%, fechando a 62,71 dólares. Já o barril do tipo West Texas Intermediate (WTI), com contratos vencendo em dezembro no mercado americano, teve uma queda de 4,18%, alcançando 58,49 dólares.
Phil Flynn, analista do Price Futures Group, comentou para a AFP que “o mercado foi surpreendido pelo relatório da Opep, que mudou a previsão de um déficit para um excedente de petróleo”.
A Opep manteve sua previsão de aumento na demanda mundial de petróleo para os anos de 2025 e 2026.
No entanto, em relação à oferta, revisou o cenário para o terceiro trimestre, trocando um déficit de 400 mil barris diários por um excedente de 500 mil barris diários no mercado global.
A Opep+ (Opep e seus aliados) tem aumentado gradualmente sua produção desde abril, o que preocupa especialistas sobre a possibilidade de excesso de petróleo nos próximos meses.
Além disso, no início de novembro, a Opep+ anunciou que manteria sua produção estável durante o primeiro trimestre de 2026.
© Agence France-Presse
