23.5 C
Brasília
quinta-feira, 06/11/2025




Preço do petróleo cai por excesso de oferta e tensões comerciais

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
23.1 °
69 %
2.6kmh
75 %
qui
32 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
23 °
seg
20 °

Em Brasília

O valor do petróleo registrou queda nesta quarta-feira (15), impactado pela preocupação com excesso de oferta no mercado global e pelas tensões comerciais entre China e Estados Unidos.

O barril Brent, negociado em Londres com entrega prevista para dezembro, teve redução de 0,77%, fechando a 61,91 dólares. Já o barril West Texas Intermediate (WTI), para novembro, caiu 0,73%, ficando em 58,27 dólares.

Os preços de petróleo alcançaram níveis que não eram vistos há quase seis meses.

Phil Flynn, do Price Futures Group, destacou que o mercado segue a previsão da Agência Internacional de Energia (AIE) de um excesso de oferta.

Na terça-feira, a AIE aumentou suas projeções para o crescimento da oferta de petróleo em comparação a setembro, e revisou ligeiramente para baixo a estimativa de aumento da demanda para este ano e o seguinte.

A instituição prevê uma oferta adicional de cerca de 2,2 milhões de barris por dia em 2025, chegando a quase 4 milhões de barris por dia em 2026.

Analistas do DNB mencionaram que “alguns dos maiores comerciantes globais de matérias-primas destacaram na conferência Energy Intelligence, em Londres, que um excesso de petróleo esperado há tempos está surgindo e deve impactar os preços negativamente”.

Além disso, os operadores ficam atentos ao aumento das tensões comerciais entre China e Estados Unidos, que podem prejudicar a economia mundial e, consequentemente, a demanda por petróleo.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que o presidente Donald Trump ainda planeja um encontro em breve com seu equivalente chinês.




Veja Também