19.5 C
Brasília
quarta-feira, 17/12/2025

Preço do petróleo cai com possibilidade de fim da guerra na Ucrânia

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
95 %
3.1kmh
75 %
qua
27 °
qui
23 °
sex
25 °
sáb
19 °
dom
18 °

Em Brasília

O valor do petróleo caiu de forma significativa nesta terça-feira (16), marcando a quarta queda seguida, diante do avanço nas negociações para terminar o conflito na Ucrânia. O mercado também está preocupado com um possível excesso na oferta.

Carsten Fritsch, do Commerzbank, informou que o preço do petróleo Brent caiu abaixo de 60 dólares por barril pela primeira vez em mais de sete meses.

O contrato de referência europeu para fevereiro fechou em 58,92 dólares, registrando o preço mais baixo desde fevereiro de 2021.

Nos Estados Unidos, o barril do tipo West Texas Intermediate (WTI) com entrega para janeiro caiu 2,73%, chegando a 55,27 dólares, valor não visto há quase cinco anos.

Fritsch explicou que a queda ocorre devido a esperanças de que o conflito na Ucrânia termine em breve, além da possível redução ou fim das sanções americanas contra o setor petrolífero da Rússia que poderia vir junto com esse avanço.

Nos últimos dez dias, o preço do WTI caiu cerca de 8%.

© Agence France-Presse

Veja Também