Os preços do petróleo caíram nesta quinta-feira (10) devido a novas tarifas anunciadas pelo presidente americano Donald Trump, que geraram preocupações sobre uma possível redução da demanda em um mercado que pode enfrentar excesso de oferta.
O barril de Brent do mar do Norte para entrega em setembro caiu 2,51%, chegando a 68,64 dólares. O barril equivalente nos EUA, West Texas Intermediate para agosto, teve queda de 2,65%, valendo 66,57 dólares.
“O que está afetando o mercado são as novas tarifas alfandegárias de Donald Trump“, disse John Kilduff, da Again Capital, à AFP.
A partir de segunda-feira, o presidente dos EUA enviou cartas a cerca de 20 países anunciando taxas extras para os produtos que entrarem no país a partir de agosto. O Brasil, por exemplo, terá uma tarifa de 50%.
Trump também decidiu cobrar taxas sobre o cobre, alegando proteger a “segurança nacional”. Isso preocupa o mercado petrolífero pois atinge diretamente a demanda da indústria, explicou Kilduff.
Produtos como refrigeradores, carros e componentes eletrônicos dependem do cobre para serem fabricados.
Além disso, os investidores já estavam preocupados com a demanda após um aumento inesperado nos estoques comerciais de petróleo nos Estados Unidos.
Na semana até 4 de julho, os estoques subiram em 7,1 milhões de barris, enquanto os analistas esperavam uma queda de cerca de 1,6 milhão de barris, de acordo com consenso da agência Bloomberg.
© Agence France-Presse