19.5 C
Brasília
sexta-feira, 21/11/2025




Preço do petróleo cai após proposta dos EUA para Ucrânia

Brasília
nuvens dispersas
19.5 ° C
19.5 °
18.1 °
94 %
2.1kmh
40 %
sáb
31 °
dom
30 °
seg
26 °
ter
26 °
qua
20 °

Em Brasília

Os preços do petróleo baixaram nesta sexta-feira (21) depois que os Estados Unidos apresentaram um plano para acabar com a guerra na Ucrânia.

O valor do barril de Brent, ligado ao Mar do Norte, para entrega em janeiro caiu 1,29%, ficando em 62,56 dólares, o menor valor em um mês.

O barril americano West Texas Intermediate, para entrega no mesmo mês, caiu 1,59%, fechando em 58,06 dólares.

Barbara Lambrecht, do banco Commerzbank, falou sobre um “novo otimismo para o fim da guerra na Ucrânia”, depois da proposta dos EUA para resolver o conflito.

O presidente Donald Trump anunciou que o dia 27 de novembro, que é o Dia de Ação de Graças nos EUA, será a data limite para a Ucrânia responder ao plano americano.

Porém, Tamas Varga, analista da PVM, acredita que a chance de o plano ser aceito pela Ucrânia do jeito que está é muito pequena.

Mesmo assim, Arne Lohmann Rasmussen, da Global Risk Management, comenta que os diálogos entre Washington e Kiev aumentam as chances de um acordo de paz, o que diminui o risco geopolítico que fazia os preços do petróleo subirem.

O plano americano também inclui o levantamento gradual das sanções contra a Rússia.

© Agence France-Presse




Veja Também