Os preços do petróleo diminuíram um pouco nesta sexta-feira (24), após uma alta significativa causada pelas sanções dos Estados Unidos contra duas grandes empresas petrolíferas russas, gerando preocupações sobre possíveis problemas no fornecimento.
O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em dezembro caiu 0,08%, chegando a 65,94 dólares.
O equivalente americano, o West Texas Intermediate para o mesmo período, registrou queda de 0,47%, ficando em 61,50 dólares.
O anúncio das sanções contra a Rosneft e a Lukoil, principais companhias de petróleo da Rússia, surpreendeu os mercados, conforme explicou Erik Meyersson, analista da SEB. Na véspera, o petróleo Brent havia subido quase 5,5%.
Andy Lipow, da Lipow Oil Associates, afirmou à AFP que hoje os investidores estão avaliando detalhadamente essas sanções e seu efeito no mercado.
O Departamento do Tesouro dos EUA indicou que pode aplicar sanções secundárias às instituições financeiras estrangeiras que realizem negócios com as empresas sancionadas.
O presidente americano, Donald Trump, vem acusando repetidamente os países que compram petróleo russo de financiar a guerra na Ucrânia, e tenta usar os ganhos elevados da venda de petróleo russo para pressionar a Rússia a aceitar um cessar-fogo.
AFP
