O Carnaval oficialmente inicia em fevereiro, mas moradores e turistas do Rio já se preparam para celebrar com muita alegria, confete, fantasia e samba nas ruas da cidade.
Neste domingo (4), a cidade do Rio de Janeiro dará início ao chamado Carnaval Não Oficial, com mais de 70 blocos espalhados pelo Centro e bairros das zonas Sul e Norte, marcando o começo simbólico da temporada de pré-carnaval.
A concentração começará cedo, a partir das 8h da manhã, com blocos que ficam parados e blocos que desfilam percorrendo praças, ruas históricas e espaços culturais do Centro. A programação se estenderá até o final da tarde, quando o tradicional Cordão do Boi Tolo conduzirá um grande cortejo coletivo que reunirá dezenas de blocos em um trajeto que começa no Centro e passa pelo Aterro do Flamengo, Botafogo e Copacabana.
Para Luís Otávio Almeida, membro do Boi Tolo e representante da Desliga dos Blocos, o termo “não oficial” tem mais um sentido de resistência do que de rótulo.
“A definição de Carnaval Não Oficial existe porque, desde 2009, a prefeitura tenta oficializar o carnaval. O que hoje chamamos de não oficial poderia simplesmente ser chamado de Carnaval, como foi por mais de 200 anos na cidade”, afirma.
Segundo ele, um decreto que exigiu burocracia para que os blocos fossem autorizados nas ruas criou uma separação artificial. “Independente do tamanho ou do estilo do bloco, passou a ser obrigatório que ele estivesse registrado com seis meses de antecedência”, comenta.
Diferente das ligas tradicionais, a Desliga dos Blocos se apresenta como um movimento.
“A Desliga não é uma liga que organiza os blocos. Eles participam da Abertura por própria vontade. O máximo que fazemos é coordenar a programação conforme o desejo de cada coletivo,” explica Almeida.
A programação completa está disponível nas redes sociais da Desliga e nas redes dos próprios blocos. “Durante toda a pré-temporada haverá eventos, ensaios e desfiles. A melhor forma de acompanhar é pelo Instagram dos blocos e das páginas que divulgam a festa,” orienta.
O carnaval de rua, que faz parte do dia a dia do Rio, movimenta a economia, atrai turistas e muda a vida na cidade. Para Almeida, o papel do governo deve ser oferecer infraestrutura básica sem interferir na essência da festa.
“O carnaval gera uma renda importante para a cidade. A presença do poder público deve ser discreta, garantindo segurança, limpeza e trânsito, sem interferir na maior festa popular do mundo,” destaca. Ele também ressalta a importância da ocupação cultural do Centro.
“Com a saída de empresas, era essencial que essa área histórica tivesse moradores. Falamos disso em manifestos e já começamos a ver resultados.”
Este ano, a abertura do carnaval não oficial também terá atividades para as crianças. A Aberturinha, no Aterro do Flamengo, oferecerá brincadeiras tradicionais, oficinas e shows para o público infantil.
Programação dos blocos – Domingo (4)
Blocos parados
- 8h – Love Songs, Praça Marechal Âncora
- 9h – O Baile Todo, Armazém Utopia
- 9h – Não Monogamia, Praça Mauá
- 9h – NossoBloco, Bar Kamikaze
- 10h – Marimbondo Não Respeita, Armazém Utopia
- 10h – Projeto Girô, Praça Paris
- 10h – 8&80, Bar Kamikaze
- 10h – Enxota Que Eu Vou, Casa Carnaval Rio
- 11h – Skabloco, Armazém Utopia
- 11h – RodaBloco, Bar Kamikaze
- 11h – Bloco dos Inconfidentes, Casa Carnaval Rio
- 11h – Percussaça, Bargaça – Morro do Pinto
- 11h – Toques para Odudua, Praça XV
- 12h – Te Devoro, Praça da Candelária
- 12h – Marejada, Casa Carnaval Rio
- 12h – Calcinhas Bélicas, Praça XV
- 13h – Bloco da Insana, Casa Carnaval Rio
- 14h – Lambabloco, Casa Carnaval Rio
- 15h – Os Biquínis de Ogodô convidam As Sungas de Odara, Praça XV
- 17h – Só Toca Bloco, Praça XV
Blocos com cortejo
- 8h – Bloco da Frida, Pira Olímpica
- 8h – Papagoyaba, Barca Niterói–Rio
- 9h – Vem Cá Minha Flor, Praça Marechal Âncora
- 10h – Banheira do Gugu, Pira Olímpica
- 11h – Bigode do Leôncio, Arco do Teles
- 14h – Surdos e Mundos, Rua Dom Manuel
- 17h – Grande cortejo com o Cordão do Boi Tolo, local a confirmar
Aberturinha – programação infantil
- 9h às 10h30 – Kidmi Brincante e oficina de perna de pau
- 10h30 às 11h – Contação de histórias com a Palhaça Claroca
- 11h às 12h – Banda Fanfarrinha
- Aterro do Flamengo – altura do Belmonte
Informações fornecidas pela Agência Brasil.

