O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a prorrogação do prazo para envio de recursos contra os resultados preliminares da prova prática de habilidades clínicas do Revalida 2025/1. Agora, os participantes têm até domingo (28) para apresentar seus recursos, enquanto o prazo anterior terminava na sexta-feira (26).
Os candidatos que quiserem contestar a nota da avaliação precisam acessar o Sistema Revalida, clicar no link da Página do Participante e seguir as orientações fornecidas para enviar os recursos.
A retificação oficial do edital que amplia o prazo está disponível no Diário Oficial da União.
Resultado final
Depois da análise dos pedidos de recurso, o resultado final da segunda etapa da primeira edição do Revalida deste ano será divulgado no dia 31 de outubro.
Este resultado final virá acompanhado dos motivos pelos quais os recursos foram aceitos ou rejeitados, apresentados em um parecer único, elaborado pelas bancas de especialistas do exame.
Objetivo do Revalida
O Revalida avalia candidatos brasileiros e estrangeiros que desejam exercer a medicina no Brasil, tendo se formado em instituições estrangeiras.
O exame verifica as habilidades, competências e conhecimentos necessários para a prática médica adequada aos princípios e às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo a qualidade do atendimento médico no país.
Importante frisar que o exame não realiza classificação nem ranking de instituições de ensino superior estrangeiras.
Sobre o Revalida
O exame é realizado duas vezes por ano e composto por duas etapas: uma teórica e outra prática, que avaliam diferentes áreas da medicina de forma integrada.
As áreas abordadas incluem clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, além de medicina da família e comunidade (saúde coletiva).
Para participar da segunda etapa, o candidato deve ser aprovado na primeira fase, que inclui provas objetiva e discursiva.
Essas informações foram obtidas com base em dados oficiais do Inep e reportagens da Agência Brasil.