23.5 C
Brasília
segunda-feira, 26/01/2026

Prazo para pedir devolução de descontos errados no INSS é estendido até março

Brasília
céu pouco nublado
23.5 ° C
23.5 °
20.6 °
69 %
3.6kmh
20 %
ter
26 °
qua
27 °
qui
27 °
sex
25 °
sáb
19 °

Em Brasília

O governo estendeu o prazo para aposentados e pensionistas pedirem a devolução de descontos que foram feitos de forma errada nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até 20 de março. Antes, esse prazo terminaria em 14 de fevereiro. Essa mudança foi feita para garantir que todos tenham oportunidade de solicitar o ressarcimento, principalmente porque o sistema Meu INSS está com problemas desde 19 de janeiro.

O INSS tem mantido contato constante com a Dataprev, empresa responsável pelo sistema de tecnologia da Previdência Social, para resolver essas falhas. A Dataprev programou uma manutenção que vai deixar os sistemas fora do ar de 27 de janeiro a 1º de fevereiro.

Segundo dados recentes, cerca de 4,2 milhões de pessoas já receberam o dinheiro de volta, totalizando R$ 2,8 bilhões devolvidos, entre 6,2 milhões de pedidos de ressarcimento. Ainda existem cerca de 850 mil aposentados e pensionistas aptos a pedir essa devolução.

O problema dos descontos indevidos foi descoberto pela operação Sem Desconto, que envolveu a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU). A investigação mostrou fraudes em acordos feitos entre o INSS e algumas associações, o que levou ao afastamento de parte da liderança do instituto em abril.

A prorrogação do prazo facilita que as pessoas recuperem o dinheiro sem precisar ir à Justiça. Para fazer o pedido, os beneficiários podem usar os canais oficiais: o aplicativo ou site Meu INSS com login pelo Portal Gov.br; ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h; ou ir às agências dos Correios em mais de 5 mil unidades.

Veja Também