Luiz Awazu Pereira, ex-diretor de Política Econômica do Banco Central e ex-secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, alerta sobre a possibilidade de uma crise financeira global causada por uma bolha relacionada à Inteligência Artificial (IA) nos Estados Unidos.
Ele destacou que todas as características de uma bolha estão presentes, e que o sistema de governança global não evoluiu desde a última crise financeira mundial, durante um webinar promovido pela Fundação FHC nesta quarta-feira, que abordou o tema “A economia internacional e o futuro do dólar”.
Outro especialista, Otaviano Canuto, ex-diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e ex-secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, também acredita que a valorização das ações relacionadas à IA está muito além do que os lucros dessas empresas justificariam.
Segundo ele, assim como ocorreu na bolha da internet, a IA pode impactar a economia real, porém os preços das ações ainda não refletem os ganhos reais dessas companhias.
Estadão Conteúdo

