O Programa de Pós-Graduação em Ciências para a Saúde da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF) foi avaliado com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o período de 2021-2024. Esse resultado representa um avanço importante em relação à nota 4 anterior, colocando o programa entre os melhores do país.
Iniciado em 2012 na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), o programa foi transferido para a ESP/DF em 2025. Essa conquista demonstra o empenho constante de professores, alunos e colaboradores na geração de conhecimento científico e na oferta de ensino de qualidade.
A avaliação da Capes, realizada a cada quatro anos, considera relatórios completos sobre as atividades do programa, produção científica de professores, alunos e ex-alunos, além de outros critérios de qualidade. Conforme Levy Santana, coordenador de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da ESP/DF, esses fatores foram decisivos para o resultado.
Leila Göttems, coordenadora do programa, ressaltou que a nota elevada reflete um novo nível de maturidade e excelência. “É o reconhecimento oficial de que nossa produção científica e tecnológica e a formação dos nossos estudantes estão entre as melhores do Brasil”, declarou.
O programa, vinculado à área de Enfermagem da Capes, oferece o Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde e já formou mais de 160 profissionais. Com foco multiprofissional, ele se destaca pela produção de trabalhos que tratam de desafios nos serviços de saúde, nas áreas de gestão, cuidados e vigilância, contribuindo para a melhoria do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal e região.
Com informações da Fepecs
