25.5 C
Brasília
quarta-feira, 27/11/2024
--Publicidade--

Portugal realizará eleição presidencial em 24 de janeiro

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
27.6 °
25.5 °
65 %
2.1kmh
75 %
qua
26 °
qui
25 °
sex
26 °
sáb
25 °
dom
25 °

Em Brasília

O atual presidente Marcelo Rebelo de Sousa é o favorito em uma eleição em que os socialistas (PS) não devem apresentar um candidato oficial

(Alexander Spatari/Getty Images)

As próximas eleições presidenciais portuguesas serão realizadas em 24 de janeiro, anunciou nesta terça-feira (24) o atual presidente, o conservador Marcelo Rebelo de Sousa, favorito em uma eleição em que os socialistas (PS), atualmente no poder, não devem apresentar um candidato oficial.

O chefe de Estado, de 71 anos, também não anunciou oficialmente se vai se candidatar para um segundo – e último – mandato de cinco anos, mas as pesquisas revelam que sua reeleição é quase certa.

Se receber mais de 50% dos votos em 24 de janeiro, como preveem as pesquisas, este ex-professor de Direito e ex-presidente do Partido Social-Democrata (PSD, centro-direita), que se tornou popular comentando notícias políticas na televisão, seria reeleito em primeiro turno.

Entre os candidatos já anunciados, a socialista Ana Gomes é a segunda nas pesquisas, mas não conta com o apoio do primeiro-ministro Antonio Costa, que criticou em várias ocasiões.

Questionado recentemente sobre seu posicionamento nessas eleições presidenciais, o PS decidiu oficialmente não apoiar nenhum candidato, deixando seus militantes decidirem sozinhos.

Ex-diplomata e eurodeputada, de 66 anos, Gomes tornou-se uma proeminente ativista anticorrupção, especialmente junto ao ‘hacker’ Rui Pinto, que esteve por trás das revelações do “Football Leaks” e do “Luanda Leaks”.

Em Portugal, o presidente da República é eleito por voto universal, mas não tem nenhum poder executivo. No entanto, seus discursos pesam no debate público e desempenha um papel de árbitro em caso de crises ou de um impasse político, além de dispor da escolha de dissolver a Assembleia e convocar eleições legislativas antecipadas.

 

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -