19.5 C
Brasília
quarta-feira, 11/02/2026

Por que Mounjaro e outras canetas para emagrecer podem causar inflamação no pâncreas?

Brasília
nuvens dispersas
19.5 ° C
19.5 °
18.4 °
83 %
2.1kmh
40 %
qua
25 °
qui
24 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
26 °

Em Brasília

GIULIA PERUZZO
FOLHAPRESS

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA) alertou recentemente sobre casos graves de inflamação no pâncreas que resultaram em mortes, associados a remédios para obesidade e diabetes, como o Mounjaro (tirzepatida) e o Wegovy (semaglutida).

A recomendação é que quem utiliza esses medicamentos conhecidos como canetas para emagrecer fique atento a dores fortes e duradouras na barriga, geralmente acompanhadas de náuseas e vômitos. Médicos devem também perguntar aos pacientes sobre o uso desses remédios ao identificarem esses sintomas.

Célio Geraldo de Oliveira Gomes, gastroenterologista da Rede Mater Dei de Saúde e do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG, explica que o risco de desenvolver pancreatite usando esses medicamentos é baixo. Ele sugere que uma possível causa para essa associação é uma estimulação fora do normal das células do pâncreas, que altera a secreção e composição das enzimas digestivas.

Bruno Halpern, vice-presidente da Abeso e diretor do Departamento de Obesidade da SBEM, afirma que os efeitos desses medicamentos no pâncreas já são estudados há 20 anos e que a pancreatite como efeito colateral é muito rara. Ele lembra que pessoas com diabetes e obesidade já têm maior risco para pancreatite e que perda de peso acentuada pode causar cálculos na vesícula, que também podem levar à pancreatite. Isso não significa que as canetas para emagrecer causam a doença.

Felipe Rossi, cirurgião gástrico no Hospital e Maternidade Santa Joana, destaca que esses remédios normalmente aumentam os níveis de enzimas do pâncreas, especialmente a lipase, que é usada para indicar pancreatite. Contudo, na maioria dos casos, o aumento da lipase não significa pancreatite.

O diagnóstico de pancreatite é feito com base em sintomas como dor abdominal forte, náusea, vômito e aumento da lipase em três vezes do valor normal. Portanto, uma leve alteração em exames de rotina sem sintomas não é motivo de preocupação. Célio Gomes reforça que não é necessário fazer exames de lipase rotineiramente sem suspeita clínica.

Não há evidências científicas sólidas de que as canetas para emagrecer provoquem câncer no pâncreas, nem diferenças significativas entre os princípios ativos tirzepatida e semaglutida sobre seus efeitos no pâncreas.

Para evitar problemas, é fundamental acompanhamento médico. Segundo Felipe Rossi, antes de começar o tratamento, é importante avaliar se o paciente tem fatores de risco para pancreatite, como histórico da doença, pedras na vesícula, altos níveis de triglicerídeos ou consumo excessivo de álcool.

A empresa Eli Lilly, fabricante do Mounjaro, informa que a bula alerta para o risco raro de inflamação no pâncreas e recomenda que pacientes conversem com seu médico e interrompam o uso se houver suspeita de pancreatite.

A Novo Nordisk, que fabrica o Wegovy, também destaca o aviso presente na bula sobre o risco de pancreatite e recomenda que pacientes com suspeita interrompam o tratamento. Pacientes com histórico da doença devem ter atenção redobrada.

Veja Também