28.5 C
Brasília
quinta-feira, 28/08/2025

Por que controlar o colesterol é importante?

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
28.4 °
24 %
5.1kmh
40 %
qui
29 °
sex
29 °
sáb
28 °
dom
29 °
seg
29 °

Em Brasília

O colesterol é vital para o nosso corpo, mas quando está em excesso pode causar problemas sérios, como o entupimento das artérias, levando a doenças graves como dor no peito, ataques cardíacos, insuficiência do coração, morte súbita e derrame cerebral. No Dia Mundial de Combate ao Colesterol, celebrado nesta sexta-feira (8), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) destaca a importância de prevenir e cuidar da saúde com acompanhamento médico.

O colesterol é uma gordura necessária que existe em todas as células do nosso corpo e ajuda na produção de hormônios, vitamina D e outras substâncias importantes. Ele é produzido principalmente pelo fígado e também vem de alimentos como carnes, ovos e queijos.

Segundo a especialista em cardiologia da SES-DF, Rosana Oliveira, para manter o colesterol em níveis saudáveis, é preciso adotar hábitos saudáveis. “É fundamental diminuir o consumo de gorduras ruins, presentes em frituras, embutidos e comidas rápidas, além de evitar muito açúcar e alimentos refinados. Ao mesmo tempo, devemos comer mais alimentos com gorduras boas, como abacate, castanhas, amendoim e peixes, e praticar exercícios físicos regularmente”, explica.

De janeiro a agosto de 2025, o Distrito Federal teve 1.221 internações por ataque cardíaco, principalmente em homens entre 50 e 69 anos. Nesse período, 45 pessoas faleceram por causa da doença, número menor que os 107 óbitos registrados em 2024. A SES-DF atribui essa redução a programas como o projeto Sprint, que usa tecnologia para integrar equipes médicas e agilizar tratamentos.

No Brasil, até agosto, as doenças do coração já causaram 242 mil mortes, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Existem dois tipos principais de colesterol: o LDL, chamado de “colesterol ruim”, que pode acumular nas artérias e dificultar a circulação do sangue, e o HDL, conhecido como “colesterol bom”, que ajuda a eliminar o excesso de LDL do corpo.

Para saber os níveis de colesterol, é feito um exame de sangue chamado perfil lipídico, que mede LDL, HDL, colesterol total e triglicerídeos. Adultos, especialmente os que têm fatores de risco como pressão alta, diabetes, obesidade, sedentarismo, cigarro ou histórico familiar, devem fazer esse exame regularmente.

Rosana Oliveira alerta: “O colesterol alto pode não mostrar sintomas por muito tempo. Por isso, é importante fazer campanhas para conscientizar a população e incentivar a procura por médicos, prevenindo problemas graves como ataques cardíacos e derrames”.

Informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)

Veja Também