A ponte mais alta do mundo foi inaugurada neste domingo (28/9) na China. Esta impressionante construção atravessa o Cânion Huajiang, localizado na província de Guizhou, e reduzirá o tempo de viagem de cerca de duas horas para apenas alguns minutos.
Com 625 metros de altura medida do solo até a pista, e extensão de 1.420 metros, a ponte alcança uma altura próxima da Shanghai Tower, o maior arranha-céu do país, que tem 632 metros, conforme informou a agência estatal Xinhua.
A obra foi finalizada após três anos de construção e teve um custo superior a 2 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 1,5 bilhão). Vídeos da inauguração mostram as torres da ponte envoltas por nuvens, proporcionando uma vista deslumbrante.
China domina em grandes construções
A China possui 18 das 20 pontes mais altas do mundo. Antes desta inauguração, o título da ponte mais alta pertencia a outro projeto na mesma província de Guizhou: a Ponte Beipanjiang, também chamada de Ponte Duge, com 565 metros de altura.
Embora esses projetos impressionem pelo avanço da engenharia, são também alvo de críticas devido ao elevado endividamento das províncias, algo que afeta especialmente Guizhou.