21.5 C
Brasília
sábado, 31/01/2026

Polônia solicita reunião da Otan após ataque de drones russos

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
24.5 °
21.5 °
88 %
0.5kmh
40 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
20 °
ter
24 °
qua
20 °

Em Brasília

A Polônia solicitou a ativação do artigo 4 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para uma consulta emergencial com os países aliados. Esse pedido formal ocorreu após ataques com drones russos na área próxima à fronteira com a Ucrânia, no espaço aéreo polonês, na madrugada desta quarta-feira (10/9).

As forças armadas polonesas agiram para evitar maiores danos em infraestruturas e para proteger a população civil.

“A interceptação dos drones que ameaçavam nossa segurança representa um êxito dos militares poloneses e da Otan, que simultaneamente altera o cenário político. Por isso, as consultas da aliança assumiram o caráter de uma solicitação formal para acionar o artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte”, declarou o primeiro-ministro, Donald Tusk.

O artigo 4 da Otan permite que um país membro convoque uma consulta para discutir qualquer questão preocupante, especialmente relacionada à segurança nacional, com o objetivo de definir ações conjuntas. No caso da Rússia, o bloco condena todos os ataques à Ucrânia e presta apoio militar ao país para sua defesa.

Segundo Tusk, três drones russos foram abatidos, e o espaço aéreo do país sofreu 19 violações. Ao identificar a presença dos drones russos, caças da Otan foram mobilizados para neutralizar ameaças, incluindo os F-16 poloneses, F-35 holandeses, AWACS italianos, aviões de transporte multimissão do bloco e sistemas do tipo Patriot alemães.

Um dos equipamentos russos atingiu um edifício residencial, mas não houve feridos. O secretário-geral da Otan enviou uma mensagem direta a Vladimir Putin, enfatizando que os aliados estão determinados a ampliar seu suporte à Ucrânia.

“Minha mensagem para Putin é clara: interrompa a guerra na Ucrânia. Suspenda a escalada do conflito, que agora atinge civis inocentes e infraestrutura civil. Cesse a violação do espaço aéreo aliado. Estejam certos de que estamos vigilantes e preparados para defender cada centímetro do território da Otan”, afirmou.

O que prevê o artigo 4?

Os países aliados da Otan manifestaram apoio à Polônia e condenaram as ações irresponsáveis da Rússia. A aliança ressalta que essas ações não são incidentes isolados, pois a Rússia frequentemente realiza incursões em territórios ucranianos.

Qualquer nação membro pode formalmente invocar o Artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte, que estabelece: “As partes consultar-se-ão sempre que, na opinião de qualquer delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada.”

Fechamento dos aeroportos

Durante o ataque russo, os aeroportos de Chopin, Modlin, Rzeszow e Lublin foram temporariamente fechados. Os três primeiros já retomaram as operações, enquanto Lublin permanece funcionando em regime de emergência.

Conforme comunicado da Força Aérea ucraniana, grande parte da Ucrânia, incluindo as regiões próximas à fronteira com a Polônia, esteve sob alerta aéreo durante a madrugada.

Polônia informou que seu espaço aéreo foi repetidamente violado por drones russos durante o ataque realizado pela Federação Russa contra alvos ucranianos. Posteriormente, o exército relatou que os drones foram abatidos.

Veja Também