19.5 C
Brasília
sábado, 31/01/2026

Polônia convoca ONU para reunião após ataque de drones russos

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
18.9 °
94 %
1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
20 °
ter
24 °
qua
20 °

Em Brasília

A Polônia solicitou uma reunião urgente com o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) depois dos ataques de drones russos próximos à fronteira ucraniana, no espaço aéreo polonês.

Em entrevista à rádio nacional nesta quinta-feira (11/9), o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radosław Sikorski, explicou que o objetivo do encontro é mobilizar a atenção global para o ataque e pressionar por sanções contra a Rússia.

“Ao convocar uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU, queremos destacar para o mundo o ataque sem precedentes dos drones russos contra a Polônia. A análise das Forças Aéreas da Polônia e da Otan mostrou que os drones não estavam apenas desviados da rota, mas atacaram de forma intencional”, disse Sikorski durante participação no programa Morning Talk da RMF FM.

Segundo o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, três drones russos foram abatidos, e o país sofreu 19 incursões aéreas, com voos tão longos que resultaram na suspensão das atividades em quatro aeroportos.

Ao detectar a presença dos drones russos, caças da Otan foram mobilizados para neutralizar a ameaça, incluindo F-16s poloneses, F-35s holandeses, aeronaves AWACS italianas, aviões de transporte multimissão do bloco e sistemas antimísseis Patriots alemães.

A Polônia também acionou o artigo 4 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o que leva a país a buscar medidas junto à ONU. Sikorski enfatizou a expectativa de colaboração com os Estados Unidos para aplicar sanções contra a Rússia.

“Desta vez, estamos exigindo não só o aumento da capacidade de defesa, com sistemas antidrones, mas também a adoção das medidas sugeridas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, como a imposição de sanções à Rússia e o fortalecimento do apoio à Ucrânia”, concluiu.

Veja Também