Eliú Oliveira, de 57 anos, ex-candidato a vereador da cidade da Cidade da Esperança (RN), foi protagonista de um episódio que ganhou repercussão recentemente. Na sexta-feira (19/9), ele relatou detalhes sobre a situação em que foi flagrado em um motel acompanhado por outro homem, enquanto sua esposa e a mãe dela confirmavam o encontro suspeito.
Eliú destacou que não é garoto de programa e que não costuma sair com pessoas desconhecidas. Além de professor e historiador, ele trabalha atualmente em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local.
Após a viralização do caso, Eliú afastou-se das redes sociais por uma semana, assustado com a reação. Recebeu mensagens de apoio, o que o motivou a se pronunciar em vídeo, reafirmando que não cometeu crime algum.
Ele explicou que ambos chegaram de forma separada ao motel: ele de mototáxi e o outro homem de bicicleta. A mulher, suspeitando de traição, acompanhada da mãe, seguiu o marido e entrou no motel ao pagar como cliente, chegando no quarto onde eles estavam. Em seguida, com raiva, ela destruiu a porta do quarto e começou a gritar acusações, expondo o marido nu.
A Polícia Militar foi chamada para conter o tumulto. O estabelecimento cobrou R$ 150 pela porta danificada, valor que Eliú pagou após acordo com a mulher, que entretanto divulgou os vídeos gravados. Apesar disso, ele não pretende levar o caso à Justiça, embora classifique as ofensas como crimes de injúria e homofobia.
Eliú Oliveira afirmou que a situação não o diminuiu, apesar da exposição e das palavras usadas contra ele. Segundo ele, tudo ocorreu no calor da emoção, e ele se trancou no quarto para evitar o uso da força.
Filiado ao Democracia Cristã, Eliú atua na política desde 1996, tendo sido conselheiro tutelar de Natal em 1997 e 2000, e candidato a vereador em 2020 e 2024, obtendo 1.018 votos na última eleição.