18.5 C
Brasília
quarta-feira, 05/11/2025




Política para recuperação da vegetação da caatinga é aprovada

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
18.5 °
17.8 °
94 %
0.5kmh
0 %
qua
30 °
qui
32 °
sex
30 °
sáb
28 °
dom
23 °

Em Brasília

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1990/24, que estabelece a Política Nacional para a Recuperação da Vegetação da Caatinga, com o propósito de promover ações coordenadas para a restauração ecológica deste bioma.

A proposta, de autoria da ex-senadora Janaína Farias (CE), foi aprovada em caráter conclusivo, porém retornará ao Senado por incluir emendas da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

A emenda, apresentada pelo deputado Pedro Campos (PSB-PE), permite ao Poder Executivo criar o Fundo da Caatinga, que visa garantir recursos para a implementação prática da política de recuperação da vegetação.

Esse fundo financiará ações como recuperação de áreas degradadas, preservação do solo e da água, adaptação à seca, atividades econômicas sustentáveis e controle ambiental, entre outras.

Eixos principais da política:

  • Estimular a restauração de áreas degradadas;
  • Ampliar a produção de alimentos de forma sustentável;
  • Fortalecer a segurança hídrica no bioma;
  • Impulsionar a bioeconomia na região.

Para atingir os objetivos propostos, o projeto inclui instrumentos como o fomento à pesquisa, a elaboração de planos de ação contra o desmatamento e a desertificação, além da restauração da vegetação nativa.

Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga abrange oito estados do Nordeste e parte de Minas Gerais, cobrindo cerca de 10% do território nacional, conforme dados do IBGE.




Veja Também