Entre janeiro e outubro deste ano, a Policlínica do Gama atendeu cerca de 120 mil pessoas, em diversas especialidades. Isso representa uma média mensal de 12 mil atendimentos, que é 50% maior comparado a anos anteriores, quando a média era de 8 mil atendimentos por mês.
A maioria dos serviços foi feita por técnicos de enfermagem, que realizaram 26,86% dos atendimentos, seguidos por fisioterapeutas com 18,93%, enfermeiros com 12,79% e fonoaudiólogos com 7,80%.
De acordo com a gerente da Atenção Secundária da Policlínica do Gama, Raquel Carneiro, o aumento nos atendimentos está ligado a mudanças na organização e operação da unidade. Foram ampliadas as ofertas de serviços, o local foi mudado e houve uma redução nas faltas, ajudada por estratégias de comunicação que incluíram o envio de mensagens para confirmar consultas, diminuindo ausências e otimizando a agenda.
Os pacientes também percebem essa melhora. A aposentada Luiza Lima, de 73 anos, que frequenta a policlínica há três meses para tratar uma queimadura na perna, elogia o atendimento, afirmando que sempre foi bem assistida e que o tratamento tem sido eficaz.
A Policlínica do Gama é uma unidade de atenção especializada que recebe pacientes encaminhados pelo Complexo Regulador. A clínica oferece consultas em áreas como cardiologia, neurologia, pediatria (incluindo reumatologia, pneumologia, alergia e endocrinologia), dermatologia, geriatria, nefrologia, tratamentos de feridas complexas, pé diabético, otorrinolaringologia, ginecologia e reumatologia.
Um exemplo de atendimento eficiente é o da filha de Tatiane Silva, de 36 anos, encaminhada à unidade após um caso grave de pneumonia. A criança foi atendida por um pneumologista e realizou testes de alergia, com acompanhamento ágil e organizado.
Inaugurada em dezembro de 2024, a nova estrutura da Policlínica do Gama ampliou a capacidade de atendimentos na região. O prédio tem 24 consultórios, mais de 13 especialidades e mais de 2,7 mil metros quadrados distribuídos em três andares. O prédio é acessível, com rampas e recepções organizadas para cada serviço.
Foram feitas melhorias no espaço, incluindo nova pintura, piso, iluminação, mobília e sinalização. Banheiros para adultos, crianças e uma opção família com fraldário foram modernizados. Há também uma área infantil com brinquedos educativos para as crianças que aguardam atendimento.
Um destaque especial é o Ambulatório da Dor, que atende pacientes com dor crônica. O serviço utiliza uma abordagem multidisciplinar, focando em tratamentos sem medicamentos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

