Um policial civil da 33ª Delegacia de Polícia em Santa Maria reagiu a uma tentativa de roubo na frente de sua residência, no Recanto das Emas, Distrito Federal, e disparou três vezes contra o assaltante, que acabou falecendo no local.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado na 27ª Delegacia de Polícia, o fato foi caracterizado como tentativa de roubo com morte em ação de agente do Estado.
Tentativa de invasão e pedido de ajuda
O policial civil relatou que estava em casa quando escutou gritos de socorro vindos da rua. Logo depois, ouviu batidas no portão de ferro de sua casa e o som de uma motocicleta acelerando.
Ao abrir o portão, o agente percebeu a vítima solicitando ajuda na casa vizinha. Os gritos despertaram todos os moradores, que acompanharam o policial até a entrada para averiguar a situação.
O agente contou ter visto um homem em uma moto apontando um objeto em sua direção a cerca de 30 metros de distância. Como a iluminação era precária, o objeto parecia uma arma de fogo.
Disparos e abordagem
Com receio pela própria vida e a de sua família, o policial fez três disparos contra o suspeito. Após ouvir o criminoso reclamar de dor e cair lentamente, ele se aproximou com cautela, mantendo a arma em punho e ordenando que o homem levantasse as mãos.
Na revista, foi encontrado um objeto parecido com um alicate, que possivelmente foi usado para simular um revólver, e uma sandália caída. O policial também auxiliou o suspeito a remover o capacete, que ele tentava tirar sozinho.
Socorro e investigação
O policial acionou a equipe médica e permaneceu no local. Moradores que chegaram depois do ocorrido afirmaram que o assaltante já havia sido reconhecido por ter furtado uma bicicleta dias antes.
O óbito foi constatado na cena do crime. A perícia recolheu os objetos achados para análise.