A polícia capturou um dos envolvidos no roubo de obras de arte da biblioteca municipal Mário de Andrade, localizada na região central de São Paulo, ocorrido no domingo (7).
Felipe dos Santos Fernandes Quadra foi identificado pelas autoridades após aparecer em imagens de câmeras de segurança carregando as peças para fora do local.
O suspeito foi detido em uma residência na Mooca, zona leste da cidade. As obras roubadas não foram encontradas no local.
A equipe de reportagem tentou contato com a defesa do suspeito, sem sucesso até o momento.
No total, treze obras de arte foram roubadas — oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Cândido Portinari — que pertenciam ao acervo municipal e estavam na exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”, que terminou no domingo.
A investigação está a cargo da 1ª Cerco (Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas).
As filmagens mostram o momento em que os homens descem de uma van estacionada e caminham pela rua João Adolfo, próxima à biblioteca. Eles olham ao redor, como se verificassem a movimentação no local.
Nas imagens, um dos homens, usando camiseta clara, pega as gravuras da van e caminha pela rua, enquanto o outro, com roupa escura, sai do veículo segurando algo parecido com um papel.
O homem de camiseta clara carrega as peças maiores e as deixa no chão, encostadas em um muro próximo a uma pilha de lixo, antes de sair apressadamente. O outro suspeito segue seu caminho sem pegar as obras.
Após as obras serem deixadas no chão, as imagens terminam, sem mostrar se elas foram recolhidas por alguém ou pelo próprio suspeito.

