Policiais civis da 146ª DP (Guarus), juntamente com o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, iniciou na quarta-feira (3/12) a “Operação Clausura”, com a finalidade de acabar com os conflitos entre facções na área de Guarus (RJ). A operação também visa capturar os responsáveis pelo homicídio de um ex-agente penitenciário.
Através de um trabalho intenso de inteligência e investigações de campo, a 146ª DP identificou que o assassinato foi realizado por membros de uma facção criminosa, descobrindo cinco suspeitos envolvidos no crime.
Detalhes da investigação
Agentes estão cumprindo mandados de prisão e busca. As buscas começaram depois do assassinato do ex-agente penitenciário Marcelo Aparecido de Lima, que foi expulso da corporação após o Gaeco indicar seu envolvimento em atividades criminosas dentro do sistema prisional.
O crime
Marcelo Aparecido foi assassinado dentro do seu carro enquanto estava com seu sobrinho, de 33 anos. Um veículo, ainda não identificado, aproximou-se do automóvel onde estavam e os ocupantes dispararam tiros. Marcelo foi atingido na cabeça, perdeu o controle do carro e colidiu contra o muro de uma creche.
Após sua expulsão, Marcelo enfrentou acusações de administrar ilegalmente a cantina de uma prisão e foi condenado por permitir a entrada de itens proibidos na unidade.
A operação conta com o suporte de agentes da 134ª DP (Campos dos Goytacazes), 145ª DP (São João da Barra), e policiais militares.

