20.5 C
Brasília
domingo, 07/12/2025

Polícia prende integrante interno de crime em Planaltina

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
18.9 °
84 %
2.6kmh
75 %
seg
24 °
ter
23 °
qua
23 °
qui
26 °
sex
19 °

Em Brasília

Na manhã desta terça-feira (4), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/DECOR), em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, prendeu um homem de 31 anos em Planaltina/DF. A ação faz parte da Operação Nacional “Medici Umbra IV – CEO e Insider”, liderada pela PCRS, que visa desmantelar uma grande organização criminosa envolvida em crimes cibernéticos, fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro.

O detido trabalhava como “Insider”, usando seu acesso profissional legítimo em uma empresa de TI que presta serviços a bancos para obter dados sigilosos dos sistemas bancários, incluindo informações de consórcios, repassando-os para os líderes do grupo. Além desta prisão no DF, a operação resultou em outras prisões em São Paulo, além de buscas e bloqueios de contas e criptoativos em Barueri e Franca.

Investigações anteriores já haviam capturado outros integrantes, como executores e programadores, nas fases anteriores da operação em diferentes estados. A análise dos dados recolhidos permitiu identificar a estrutura da organização:

  • CEO (líder): homem de 39 anos, morador de Barueri/SP, que financia e coordena o grupo, contratando especialistas em tecnologia para obter e vender bases de dados.
  • Insider (fonte interna): preso em Planaltina/DF, usava seu acesso legítimo para passar informações bancárias sigilosas.
  • Fornecedores e gerentes: pessoas que vendiam dados ilegais, intermediavam operações, recrutavam hackers e gerenciavam dados roubados, incluindo bases da SERASA e CNPJs.

A Operação Medici Umbra IV começou após fraudes contra médicos no Rio Grande do Sul. Nas etapas anteriores, mais de 15 pessoas foram presas, da base até a liderança do esquema. Nesta fase, a polícia busca enfraquecer a organização bloqueando seus recursos financeiros e apreendendo novas provas para acabar com toda a rede criminosa.

Policiais civis do Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal trabalham juntos, reforçando a cooperação entre estados no combate aos crimes financeiros e cibernéticos.

Veja Também