Uma ação da Polícia Civil do Distrito Federal prendeu 15 pessoas e apreendeu seis adolescentes suspeitos de formar um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas na Feira do Rolo, localizada na Quadra 419 de Samambaia Norte. A operação ocorreu na manhã do domingo (8), por volta das 9h, com o uso de apoio aéreo, cães farejadores e várias equipes especializadas.
Chamada de Operação Ílion, a ação foi liderada pela 26ª Delegacia de Polícia, com o suporte das 27ª e 32ª Delegacias, além de unidades operacionais. Helicópteros, viaturas e equipes táticas foram usados para cercar a área e realizar as abordagens.
Foram presos 13 homens e duas mulheres em flagrante, e ainda seis adolescentes foram apreendidos. A polícia confiscou grande quantidade de drogas, além de facas e machados usados para intimidar frequentadores e proteger o local de venda.
As investigações começaram em outubro de 2025, quando se constatou que o local havia se transformado em um mercado fixo de drogas, com comércio realizado abertamente ao ar livre. De acordo com as apurações, as drogas eram cortadas, separadas e embaladas na própria feira.
Imagens de monitoramento mostraram traficantes atuando tranquilamente, mesmo na presença constante de crianças, mulheres e idosos que visitavam o local para fazer compras e se alimentar. Em uma situação acompanhada, a passagem de uma viatura da Polícia Militar perto do local não interrompeu a venda de drogas.
A polícia também percebeu que os suspeitos delimitavam uma área específica para o tráfico, restringindo a circulação de pessoas e ameaçando frequentadores com armas brancas e até armas de fogo. Um veículo era usado como uma barreira visual para dificultar a percepção externa da atividade criminosa.
Os adultos foram indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. Já os adolescentes responderão por atos semelhantes aos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
