A Justiça do Distrito Federal permitiu, a partir de segunda-feira (22), que 1.689 presos do regime semiaberto saíssem temporariamente, desde que cumprissem os requisitos legais e entregassem os documentos necessários. Esta foi a nona e última saída temporária autorizada em 2025. Entre os beneficiados, 61 são mulheres que saíram da Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
Os detentos precisam retornar às prisões até o dia 26 de dezembro. Caso não cumpram o prazo, será considerada fuga e perderão o direito ao benefício. Essa autorização obedece à Portaria 001/2025 da Vara de Execuções Penais (VEP), que define o calendário das saídas e as regras a serem seguidas.
Na terça-feira passada, a Coordenação do Sistema Penitenciário realizou uma operação integrada para garantir que as regras fossem cumpridas. Foram mobilizadas equipes policiais de todas as unidades prisionais do Distrito Federal com a missão de localizar e deter aqueles que descumprissem as determinações judiciais.
Ao todo, 18 equipes de fiscalização e três equipes volantes participaram da ação, recolhendo presos em situação irregular. Também colaboraram 10 equipes da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), que reforçaram a segurança das operações.
A fiscalização ocorreu em 12 regiões administrativas do Distrito Federal, contando com o suporte da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF). Estiveram envolvidos 120 policiais penais e um cão policial K9. Ao final, 12 presos foram recolhidos por descumprirem as regras.
O diretor de Fiscalização da Polícia Penal, Alexandre Muniz, ressaltou a importância dessas operações durante as saídas temporárias. Ele afirmou que o objetivo principal foi garantir o cumprimento das decisões judiciais e aumentar a sensação de segurança da população. Conforme Alexandre Muniz, a Polícia Penal intensifica a vigilância para evitar crimes e assegurar tranquilidade durante as festas.
A população pode ajudar de forma anônima, enviando informações sobre presos foragidos ou que desrespeitem as regras da saída temporária. As denúncias devem ser feitas pelo telefone ou WhatsApp (61) 9 9666-6000, da Polícia Penal do Distrito Federal.
Com informações da Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF)

