Uma operação realizada pela Polícia Civil de São Paulo investiga um grupo criminoso que teria adquirido 81 toneladas de cafeína para misturar na cocaína e assim aumentar em quatro vezes a quantidade da droga produzida.
Foram emitidos 31 mandados em São Paulo e na região metropolitana, incluindo 27 de busca e apreensão e quatro de prisão temporária. Até o final da manhã, duas pessoas foram detidas, uma em Santana de Parnaíba e outra na zona oeste da capital paulista.
Segundo a Polícia Civil, o grupo movimentou cerca de R$ 25 milhões, e envolvia tanto indivíduos quanto empresas fictícias. A compra das toneladas de cafeína ocorreu entre março e outubro de 2024, com um custo de R$ 11,7 milhões.
A investigação revelou que, combinada com outros produtos, a cafeína comprada produziu ao menos 320 toneladas de cocaína, vendida também em estados como Paraná e Rio de Janeiro.
Durante a operação, foram apreendidos 12 carros, duas motos, dinheiro em espécie, celulares e duas armas, incluindo uma metralhadora e uma pistola.

